Ads Top

Seria 'Supermax' a versão brasileira do romance '1984'?



O que mais me chamou atenção no trailer da série, não foi o enredo de terror e a escolha da zona florestal amazônica - alvo de lendas, e sim, o conceito Big Brother.

Em Supermax, será imposta a ideia Big Brother convencional de reality show famosos. Na história de terror, participantes (ex-criminosos) lutam por um grande prêmio. Misturando realidade e fantasia de um jeito bizarro, a nova super produção da Globo, tem figuras diversas que vão de padre a transsexual.

Ao meu ver, de fato, o conceito fictício de big brother implantando em "Supermax", vem originado do romance "1984", de George Orwell, em notáveis semelhanças.

No romance trágico, o escritor inglês, falecido em 1950, lutava contra o nazi-fascismo, quando ditadores como Hitler, Mussolini e Franco, passaram a servir de exemplo e inspiração para tantos outros candidatos de direita. Entretanto, deixa em evidência uma sociedade vigiada, ordenada e manipulada pelo governo. Televisões onipresentes comandadas pelo governo INGSOC impondo suas regras, sem dar a chance de ser questionados, o governo era respeitado como o Grande Irmão (Big Brother).

George Orwell, não satisfeito ainda publicou dois livros, nos anos de 1945 e 1949, ambos com impressionante projeção, e que fizeram por acirrar ainda mais o feroz debate ideológico entre comunistas e democratas que dividiu o mundo intelectual na época da guerra fria. Um deles intitulava-se Animal Farm (A revolução dos bichos), e o outro simplesmente tinha um número na capa, o Nineteen Eighty-Four (em português: Mil Novecentos e Oitenta e Quatro ou 1984).

Segundo dados histórico, desde sua publicação, muitos de seus termos e conceitos, como "Big Brother", "duplipensar" e "Novilíngua" entraram no ditado popular. O termo "Orwelliano" surgiu para se referir a qualquer reminiscência do regime ficcional do livro. O romance é geralmente considerado como a obra prima de Orwell.

O enredo é superficialmente semelhante, só nos resta assistir à série completa e comparar a fotografia do filme '1984' a série 'Supermax', mas isso é assunto para uma próxima matéria. Fique de olho!
Por enquanto assista ao trailer de SUPERMAX:


Assista ao '1984' completo:
Tecnologia do Blogger.