Ads Top

[Resenha] Analisamos todas as faixas do disco "Além das Flores" da banda Pequeno John, veja!


Como já dizia o ditado "quem procura acha", e procurando encontrei, ou melhor, nos encontramos. Adianto que ouvir o disco "Além das Flores" mais de uma vez é tão despretensioso e apaixonante quanto andar de bicicleta ou dar o primeiro beijo molhado. Pequeno John é uma banda natural de Minas Gerais, Santos Dummont, formada pelos irmãos Túlio Caetano (Vocal), Lucas Caetano (Baixo), Thales Caetano (Batera) e o grande amigo Luiz Fernando Baleia (Guitarra).

Banda já teve nomes como Einstein e Tattoo, tudo num período de nove anos de muita dedicação, errando aqui e acertando ali, como todas as bandas normais, que cada vez se firma na indústria musical. O nome de batizado da banda surgiu de forma natural, "Pequeno John" é uma das primeiras músicas  produzidas por eles, então não foi difícil definir o nome atual da banda.

Curiosidades: 1 - Começaram cedo, quando o Thales (18) tinha apenas 8 anos. 2 - Tocaram em um festival com mais de 5.000 pessoas. 3 - Em Agosto de 2013 a banda ficou entre as 21 finalistas, dentre as mais de 1200 bandas participantes, para ir tocar no Rock in Rio. 4 - A música "Se Chover" é sucesso nas rádios Mineiras. 5 - Concorreram na categoria "Experimente", do Prêmio Multishow, contabilizando mais de 100 mil votos - Na lista dos indicados constavam Oba Oba Samba House e Sambô.


Mas, finalmente falando sobre o disco avaliado hoje, só em Janeiro 2012, entraram em contato com o amigo Emmerson Nogueira e falaram sobre a ideia de gravar um novo Álbum, ele adorou o projeto e os convidou a gravar o disco no Estúdio Versão Acústica e indicou o Produtor e Engenheiro de Som Nando Costa ( Recém formado na Berklee College of Music) para produzir o disco.

Após a Pré-produção das músicas, entraram em estúdio em Julho deste mesmo ano e trabalharam integralmente durante aproximadamente 30 dias dando vida ao novo projeto. Finalmente, em Abril de 2013 o single "Aqueles Dias" estreou na VEVO e no iTunes e em Julho o álbum "Além das Flores" estava completamente disponível para download no iTunes. Em Setembro o CD físico entrou nas maiores livrarias do país.

Crítica sobre o álbum "Além das Flores", escute conosco:


1 - "Só pra te ter aqui":
Um recadinho para quem deveria ter coragem de admitir seu próprio erro. Gente que faria de tudo para ter a pessoa amada por perto. Nos primeiros 56segundos dessa faixa decidi ouvir o álbum.

2 - "Amar":
O que falar do amor? "Amar faz bem!" esse tema sempre funcionou e dá certo até hoje. Falar de amor não é fácil. E foi com precisão que eles abordaram o primeiro contato com aquela pessoa que te deixa eufórico numa simples troca de olhares.

3 - "Pra te proteger":
Dependendo do erro, alguém arriscaria perdoar o erro do parceiro (a), se o mesmo justificasse de que agiu de tal modo como forma de proteção? Mesmo sendo da pior forma? A resposta não vem ao caso. Mas a produção é típica de romance da eterna novela Malhação.

4 - "Aqueles Dias":
Quem nunca falou bobagem quando apaixonado que me atire o iPhone 5s na testa. Faixa foi #1 single da banda, é uma daquelas que gruda, tipo música chiclete. Só que da forma que o Fiuk deveria aprender como fazer.

5 - "Tarde de Mais":
É uma canção do tipo "se parece comigo, contigo", a produção, melodia, mensagem, é digna de ser single, sem mais... #best

6 - "Lado B":
Mais uma música romântica no álbum. Fala sobre seguir enfrente e esquecer os desentendimentos "Pois sei que o passado não me (te) satisfaz". Força para quem está apaixonado. Não chore aqui, cuidado pra não molhar o teclado. [rs].

7 - "Além das Flores":
Minha preferida, não lembro se vivi isso, enfim... Não vou falar de mim. A produção segue o ritmo do álbum e se encaixa muito bem. Só que nessa faixa eles capricharam ainda mais no 'chorus'. Deu vontade de chorar no 3:42.

8 - "Preciso de Alguém":
Ok, leia o título dessa faixa. A mensagem é pra você que tá numa fase 'forever alone' e que vai se apaixonar pela primeira pessoa que lhe desejar "bom dia". [rs]. Brincadeiras a parte, a faixa merece atenção. "Ai meu coraçaum".

9 - "Se Chover":
"Quem se entrega ao amor não tem juízo" essa frase me chamou atenção e a canção é linda. Atual single da banda. Parece uma daquelas músicas românticas que o Restart tentou fazer e não ficou legal. O que não é o caso por aqui.

10 - "De volta pra mim":
 Fez besteira e quer trazer ela (e) de volta? Ouça essa e em sete dias obterá resultado. Ai gente, se nessa faixa você ainda estiver vivo, sem derramar uma lágrima, tenha certeza de que não está apaixonado. #6

11 - "Eterno Inverno":
Clima Internacional e :/ .

12 - "Passado":
Amei a guitarra  e sim, meu passado me condena, se eu pudesse eu mudava, mas... Deixa assim. Algumas bandas famosas também deveriam mudar o seu passado, porque... Bom, foco, Pequeno John está aqui pra você que quer mudar um pouco o disco, agora.

* Em resumo o disco "Além das Flores" está em sincronia, tudo muito bem encaixado. Os arranjos, parecem estar tão ligados faixa a faixa que ouvindo superficialmente lembra ser a mesma faixa, mas nada passa de uma fútil impressão. Tanto como instrumentais e arranjos, o vocal está nítido e pronto pro sucesso. Se nesse álbum está assim, o próximo com certeza será trilha sonora de novela da Globo.

Amor, decepção e mais amor, recomeço, altos e baixos no relacionamento. Ok, disco pode até parecer monótono por abordar tal tema com mais frequência nas faixas, mas não é, o título "Além das Flores" já passa essa mensagem doce da vida, do amor e além do amor, e define a principal mensagem do álbum. Companheirismo, vida à dois em si. Tudo muito direto, não é pegajoso e dá vontade de ouvir de novo, tanto que ouvi 6 vezes. Avaliação: 8

Segue abaixo alguns links:
 Álbum no youtube: http://bit.ly/PlaylistPequenoJohn
 Álbum iTunes: http://bit.ly/iTunesPequenoJohn

Canais da banda:
 Twitter: @Pequeno_John
 Instagram: @BandaPequenoJohn
Tecnologia do Blogger.