Marte: Índia inicia primeira viagem para estudar superfície do planeta vermelho


Enquanto no Brasil, alguns lutam pelo direito ao passe livre, para circular nas cidades vizinhas Depois dos Estados Unidos e Europa, Índia lançou nesta terça-feira com sucesso sua primeira missão a Marte. Meta que pode transformar esse país no primeiro da Ásia a chegar ao planeta. Segundo o site Terra, o lançamento do satélite que orbitará o planeta vermelho, retransmitido ao vivo pelas televisões locais, aconteceu às 14h38 (7h08 de Brasília) desde o Centro Espacial Satish Dhawan em Sriharikota, no estado sulista de Andhra Pradesh.

Top curiosidades segundo a ISRO: A aero nave chama-se Mangalyaan (1.350 kilos). Decola no próximo 1ª de Dezembro numa viagem de 300 dias até o planeta vermelho, onde chegará em 24 de setembro de 2014, após percorrer 400 milhões de quilômetros. Com cinco instrumentos para estudar a superfície, a topografia e a atmosfera de Marte, e vai se concentrar na busca de metano.​ Ah, e a missão custou apenas US$ 73 milhões e foi desenvolvido por 15 mil cientistas.

"Esse é nosso modesto início nas missões interplanetárias", disse à imprensa local um porta-voz da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, sigla em inglês), Deviprasad Karnik.

Será que a China e o Japão ficarão para trás? Se a missão for realizada com êxito, a Índia ficará atrás  apenas dos Estados Unidos, Rússia e União Europeia. Sim, e o Brasil, já calçaram as ruas?
Tecnologia do Blogger.