Ads Top

Símbolos Divinos: O Olho de Hórus e o Olho que tudo vê †


O simbolo mais usado de todos os tempos "O olho de Hórus" promove uma sensação boa (em mim) em muitos e ruim em alguns (nas pessoas que não conhecem sua história e acha que é algo satânico, oi?), o que muitos desconhecem é que o olho de Hórus não tem o mesmo significado do  "Olho da Providência" também conhecido como "Olho que tudo vê", que é usado de forma correta e as vezes incorreta, saiba um pouco mais sobre a diferença do significado de ambos.

Hórus


O 'Olho de Horus',  'Udyat'  ou 'Olho Sagrado', é um símbolo mitológico do Egito antigo, que significa proteção, restabelecimento da saúde, intuição e visão. Os egípcios usavam o símbolo para afastar o perigo, a doença e má sorte, sendo muito parecido com a abreviação "Rx". O símbolo originou da lenda do Deus egípcio Hórus (ou Harpócrates), senhor da Guerra, filho de Osíris (deus do Duat) e Ísis (deusa da Magia), que lutou contra seu tio, o deus Seth (deus do Caos), assassino de seu pai, pelo trono do Egito. Numa das disputas, Seth arrancou o olho esquerdo de Hórus (a Lua), mas foram curados e sua visão restaurada, quando Toth (deus da Sabedoria) uniu as partes e derramou leite de gazela. Finalmente, após 80 anos, Hórus, com sua visão restaurada, derrotou Seth e tomou o trono, reunindo novamente o Egito.

O símbolo une um olho humano com as marcas de um falcão, ou cicatrizes da restauração, pois Hórus tinha a cabeça de falcão. Tem sido usado por séculos, representando saúde e proteção.

Uma segunda teoria, é de que deriva do latim "recipere", significando "recuperação" e precede a prescrição de alguns médicos.

Nos tempos em que os médicos precisavam prescrever a fórmula do medicamento, e misturando e compondo seus ingredientes. A abreviação "Rx" era completada por uma afirmação como "fiat mistura" que significa "que a mistura seja feita".

Outra teoria é de que "Rx" é uma invocação ao Deus Romano, ou ao planeta da sorte, Júpiter. Uma prece a ele, para que o tratamento seja efetivo, tanto que, em manuscritos médicos antigos, todos os Rs eram cruzados.


O Olho que tudo vê 


O Olho da Providência é um símbolo exibindo um olho cercado por raios de luz ou em glória, muitas vezes dentro ou em cima de um triângulo ou de uma pirâmide. Costuma ser interpretado como a representação do olho de Deus observando a humanidade, mas não necessariamente significa que pertença a ele. Uma nova seita religiosa no Vietnam chamada 'Cao Dai', bem como outros tipos de seitas, usam o Olho (especificamente, o olho esquerdo) dentro de um triângulo para representar Deus.

É bastante usado na simbologia da maçonaria como  um lembrete para os Maçons de que sempre são observados pelo Grande Arquiteto do Universo, quando um triângulo é incluído ao Olho é visto como uma referência à preferência do Maçom para o número três em numerologia. Outras variações do símbolo também podem ser achadas, com o olho sendo substituído pelas letras ‘G’, representando o Grande Arquiteto.

Está presente do verso do Grande Selo dos Estados Unidos, várias organizações Norte Americanas também incorporam o Olho da Providência em seus logos, apesar de seu uso já estar associado ao Grande Selo. Também é usado em muitos filmes, entretenimento musical e propagandas mundiais, como por exemplo: em 'Fullmetal Alchemist Brotherhood', no episódio 60, O portão da Verdade do Mundo aberto pelo "Pai" é o Olho da Providência que se abre no céu através de um eclipse, que representa a existência perfeita, ou seja, Deus.  Na sua forma actual, o símbolo apareceu primeiro no oeste durante o século XVII e XVIII,  Em descrições do século XVII, o "Olho da Providência" algumas vezes aparece rodeado de nuvens. A adição posterior de um triângulo, normalmente, é visto como uma referência mais explícita da Trindade de Deus, no Cristianismo.

Infelizmente algumas pessoas usam esse belíssimo símbolo para outros fins escusos, como por exemplo  "dominação e manipulação".

Use sempre para o bem, é pra isso que os dois símbolos existem †

Source: Google

Tecnologia do Blogger.