Pular para o conteúdo principal

A nudez de todos

Sinopse rápida: Odenir é um personagem que representa todos nós ao cotidiano.

Odenir viaja muito a trabalho, demais até. Acostumou-se à estrada, aos aeroportos, às intempéries que atrasam horários, aos restaurantes sofisticados para encontro de negócios, aos botecos de beira de estrada, onde nem a água engarrafada é confiável, aos hotéis de todo tipo, com mais ou menos estrelas, enfim, adaptou-se ao viável, quando o ideal não é possível.


Ele conversa, diariamente, com um número enorme de pessoas, com aquele domínio invejável da palavra. Odenir é um homem preparado pela vida e a enfrenta com sabedoria, otimismo e coragem. Difícil imaginá-lo desconcertado, mas nada poderia prepará-lo para certo encontro insólito.

Almoçando sozinho num restaurante de estrada, percebeu que todos ao redor olhavam espantados para ele. Segundos passaram até ele se dar conta do que acontecia. Uma mendiga estava ao seu lado, na sua mesa, clamando por alguns trocados e, numa cena vexatória, totalmente nua. Sim, uma mulher nua insistia em se aproximar, e ele só queria distância.

Num instante, a mulher foi arrastada para fora do local e ele permaneceu imóvel, perplexo sem mover um músculo. Passado o susto e retornando à estrada, ele experimentou sentimentos confusos. “Uma pessoa desesperada na minha frente, eu sem ação e todos assustados! Quem era mais louco ou atormentado? Ela sem roupa, todos impassíveis. Quem estava verdadeiramente nu e exposto?”.

Deparar com a miséria humana é chocante!

Essa história me fez refletir sobre como a vida, aquela que tentamos viver dignamente, assemelha-se ao cotidiano do Odenir: uma sequência de adaptações durante uma jornada desconhecida, uma viagem onde nem sempre é possível seguir um roteiro satisfatório, por mais que nos planejemos.

Eventualmente, somos assaltados por um ou outro fato pitoresco, bizarro, provocador, que nos leva à reflexão.

A mulher nua, o ser inusitado, a situação de caos, inesperada e conflituosa, a paralisia, a pressão, os sentidos se esvaindo e a consciência de que é preciso fazer alguma coisa, nem que seja arrastar um problema, à forceps, para fora de nossas vidas. E tudo pode acontecer num segundo!

Odenir vivenciou, naquele dia, a dor e a delícia do imprevisível, apenas um susto que trouxe à tona muita filosofia.

Esse é o desafio da vida, conseguir avaliar com serenidade o que nos sobressaltou, compreender o que nos paralisou e buscar novas formas reagir. Nem sempre a experiência nos salvará no futuro, mas sempre teremos boas histórias para contar.

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos Divinos: O Olho de Hórus e o Olho que tudo vê †

O simbolo mais usado de todos os tempos "O olho de Hórus" promove uma sensação boa (em mim) em muitos e ruim em alguns (nas pessoas que não conhecem sua história e acha que é algo satânico, oi?), o que muitos desconhecem é que o olho de Hórus não tem o mesmo significado do  "Olho da Providência" também conhecido como "Olho que tudo vê", que é usado de forma correta e as vezes incorreta, saiba um pouco mais sobre a diferença do significado de ambos.

13 Situações que aconteceram no Carnaval 2017 provam que o mundo não tem mais jeito

Depois de abrir seus olhos sobre a verdadeira face do Carnaval, no post 18 Coisas ridículas que acontecem no Carnaval e você nunca percebeu , aqui estamos nós mais uma vez para salvar sua vida com o top: 13 Situações que aconteceram no Carnaval 2017 provam que o mundo não tem mais jeito.

Uber pra que te quero?



Roberta, do 'BBB 17', faz ensaio sexy e temos 20 provas de que o internauta anda mais escroto

A Roberta, ex BBB 2017 mal saiu da casa e já começou usufruindo de seus cinco minutinhos de fama e tem muita gente com invejinha disso, sim!

Tudo estava indo bem com as notícias relacionadas ao ensaio da sister, até nos depararmos com diversos comentários escrotos na publicação sobre a foto da moça no site Ego. Selecionamos um comentário pior que o outro, mesmo assim sempre tem um que se salva:




01 - Síndrome de Peter Pan do Bullying!  02 - Não pode ver um MC Donalds e acha que todo mundo é igual
03 - Perdendo a virgindade...
04 - Mais um pros quinze milhões de desempregados/desocupados na internet!  05 - Vivemos uma opressão  06 - Melhor desculpa de quem não tem como pagar...  07 - Não ter espelho em casa a gente vê por aqui!  08 - A família tradicional brasileira também usa internet e tá sem dinheiro  09 - Como se alimentam? De onde vieram?  10 - Novo bordão no sense de uma recalcada anônima  11 - Invejosiane sofre ataque transfôbico  12 - A realidade de quem faltou nas aulas de redação